10 dezembro 2013

Concurso Agente Penitenciario MG 2014 (Edital Publicado)

Foram publicados, em 07 de dezembro, os editais dos concursos para os cargos de Agente Penitenciário e Agente de Segurança Socioeducativo.

É requisito para ingresso nos cargo de Agente Penitenciário e Agente de Segurança Socioeducativo a conclusão do ensino médio ou curso profissionalizante de ensino médio, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, além de 18 anos completos na data da posse. Não haverá limite de altura e de idade máxima, nem exigência de carteira de motorista.

De acordo com os dois editais publicados, são 820 vagas para agente sócio educativo e  3.535 vagas para agente penitenciário.

As remunerações para ambas as funções são de R$ 2.655,00 (dois mil seiscentos e cinquenta e cinco reais).

As inscrições para ambos os Concursos Públicos serão realizadas exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico do IBFC www.ibfc.org.br, no período de 10/02/2014 a 10/03/2014, observado o horário de Brasília.  O valor das inscrições será de R$ 50,00 (cinquenta reais).

O candidato que, em razão de limitações de ordem financeira, não possa arcar com o pagamento da taxa de inscrição, sob pena de comprometimento do sustento próprio e de sua família, poderá requerer isenção do pagamento do valor de inscrição exclusivamente no período de 27/01/2014 a 31/01/2014, observado o horário de Brasília. O requerimento de isenção do pagamento do valor de inscrição estará disponível para preenchimento no endereço eletrônico www.ibfc.org.br.

A seleção será constituída de seis etapas: provas objetivas, com questões das disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Quantitativo e Conhecimentos Gerais; redação; teste de capacitação física; exames psicológicos; comprovação da idoneidade e conduta ilibada; exames médicos; e curso de formação. Todas as provas, testes ou exames de todas as etapas deste concurso serão realizadas em Belo Horizonte, ressalvadas a primeira e sexta etapas, correspondentes à Prova Objetiva de Múltipla Escolha e Redação na qual o candidato poderá optar pelo município que quer realizar a prova.

128 comentários:

  1. Olá Agente Félix, boa tarde!

    Estou pretendendo concorrer a uma vaga de agente penitenciário para 4ª RISP, porém fico com um pouco de receio quanto ao cargo, pois muitas pessoas me dizem que não vale a pena trabalhar em um ambiente prisional. Portanto, gostaria de saber sua opinião sobre o assunto. Vale a pena me esforçar para prestar esse concurso, ou devo tentar outros como Polícia Militar ou Polícia Civil?

    Desde de já, agradeço pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde caro Nathan!

      Em primeiro obrigado por prestigiar o blog do agente Félix. Esse espaço foi criado com intuito de manter os internautas bem informados acerca da carreira de Agente Penitenciário.

      Vamos a resposta. A carreira de Agente Penitenciário de fato tem suas dificuldades, não posso negar essa realidade, contudo, o Governo do Estado Minas Gerais tem investido bastante nos últimos anos. Isso tem tornado o Sistema Prisional de Minas Gerais um dos mais organizados do país.

      Vale a pena sim se esforçar para passar no concurso, haja vista que a estabilidade profissional é muito importante, nos dar segurança e tranquilidade para estudar e planejar melhor nosso futuro.

      A área de segurança pública de um modo geral tem risco, se você gosta deve investir, acredito que a carreira de Agente Penitenciário evoluir muito ainda, a medida que for substituindo os servidores contratado por efetivos a classe vai fortalecendo e ganhando respeito e notoriedade. O reconhecimento por parte da sociedade também vem aumentando gradativamente.

      Estou a disposição para sanar quaisquer dúvidas, continue acessando o blog, você encontrará material para complementar seus estudos na preparação para o concurso.

      Bons estudos e Boa Sorte.

      Att,
      Agente Félix

      Excluir
    2. Obrigado pela atenção Agente Félix! Sua resposta foi de grande ajuda e me incentivou a estudar para o concurso de Agente de Segurança Penitenciário.

      Att,

      Nathan de O. Paula

      Excluir
    3. Boa noite caro Nathan!

      Será sempre um prazer companheiro poder contribuir de alguma forma, estou a disposição, se estiver ao meu alcance, procuro me informar e dou um retorno ok?

      Forte abraço.

      Bons estudos, boa sorte.

      Att,
      Agente Félix.

      Excluir
  2. Olá Agente Félix, bom dia !
    Tenho 17 anos faço 18 esse ano e gostaria de tentar o concurso público do sistema prisional, e não conheço muito sobre concursos públicos, eu poderia me inscrever mesmo com a idade que estou agora ?

    Att,
    Carlos Alberto de Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Caro colega Carlos Alberto de Lima!

      É um prazer lhe prestar informações acerca da carreira de Agente Penitenciário.
      Quanto a idade para ingresso na carreira, você pode sim, uma vez que só será exigido a idade de 18 anos no momento da posse.

      Caro Carlos, o sistema prisional de Minas é um dos mais organizados, o Governo tem investido muito nos últimos anos. O salário será equiparado ao de soldado da PMMG até o ano de 2015, recentemente foi aprovado o porte de arma fora de serviço, dentre outras melhorias que estão por vir.

      Vale a pena você se dedicar, as inscrições começa dia 10/02 e vai até dia 10/03. A prova objetiva será dia 27/04. O número de vagas é bastante expressivo é só estudar que você poderá conquistar sua vaga e a tão desejada estabilidade no serviço público.

      No meu blog você encontrará material para complementar seus estudos, boa sorte.


      SEGUE ABAIXO UMA RELAÇÃO DE ATRIBUIÇÕES DO AGENTE PENITENCIÁRIO.

      Atribuições do Agente Penitenciário

      1. Cuidar da disciplina e segurança dos presos e apenados;
      2. Efetuar a conferência periódica da população penitenciária;
      3. Realizar a identificação cadastral e o controle legal dos presos e apenados;
      4. Fazer rondas periódicas;
      5. Providenciar encaminhamentos para assistência aos presos e apenados;
      6. Fiscalizar o trabalho e o comportamento da população penitenciária observando os regulamentos e normas da Instituição;
      7. Verificar as condições de segurança física da Instituição;
      8. Verificar as condições de limpeza e higiene das celas e instalações sanitárias de uso dos presos e apenados;
      9. Assistir e orientar, quando necessário, a formação e capacitação de novos agentes;
      10. Registrar ocorrências em livro próprio especial;
      11. Informar às autoridades competentes sobre as ocorrências surgidas no seu período de trabalho;
      12. Efetuar registros de suas atividades e mantê-los atualizados, bem como elaborar relatórios periódicos;
      13. Conduzir viaturas de transporte de presos e apenados quando habilitado para tal;
      14. Operar sistemas de rádio-comunicação;
      15. Fiscalizar a entrada e saída de pessoas e veículos no complexo penitenciário, incluindo execução de serviços de revista;
      16. Executar outras tarefas correlatas;
      17. Facilitar as atividades dirigidas à reinserção social e ao tratamento penal;
      18. Executar liberação de Alvarás e Licenças Temporárias;
      19. Escolta e condução de Presos para hospitais, Unidades Básicas de Saúde
      (Consultas médicas e realização de exames laboratoriais), Instituições Financeiras (Recebimento de Seguro Desemprego, salários e outros), Residências (Em caso de velório de familiares), Instituições públicas ( retirada de documentos pessoais), Comarcas de Municípios do interior do Estado (Audiências);
      20. Executar revista em alimentação, quando da entrada de visitantes nos dias de visitação;
      21. Executar revista pessoal em visitante, quando da entrada para visitação e atendimento no prédio da administração;
      22. Efetuar revistas periódicas em pavilhões e celas;
      23. Executar revista em materiais (gêneros alimentícios industrializados), quando da entrada de materiais para apenados, entregues por parentes.
      24. Receber presos, quando da entrega de presos pela polícia civil e polícia federal;
      25. Liberar presos para o trabalho externo (Projetos liberdade e cidadania, Tijolos Ecológicos e Extras- Muro), bem como a entrada dos mesmo, ao retornarem de suas atividade externas;
      26. Atender Advogados e Oficiais de Justiça, quando da solicitação para atendimentos de apenados;

      Excluir
  3. boa tarde!
    tenho 17 anos e vou completar 18 anos, só dia 10 de julho será que eu posso fazer o concurso de agente penitenciário ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode sim, o requerimento da idade é apenas no dia da posse, tendo em vista o tempo pecorrido pelo concurso passado, aproximadamente 1 ano e meio.

      Boa Sorte!

      Excluir
  4. Boa noite!
    gostaria de saber, se até a data da posse, posso apresentar meu certificado de concussão do ensino médio? ou precisar ter o ensino médio concluído até o dia do ato da prova que acontecerá em abril, pois estou concluindo meu ensino médio, e irei concluir-lo até o final do ano, será que posso fazer a prova sem ter medo de que eles nao aceite meu diploma no final do ano? desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o certificado de conclusão é requerido depois da aprovação do candidato nas 5 etapas, de acordo com o concurso passado será 1 ano e meio depois das provas, tendo em vista isto, você pode sim tentar a prova!

      Bom Estudos!

      Excluir
  5. boa noite agente Félix!
    tenho 16 anos de idade e vou completar 18, só dia 08 de julho de 2015 será que eu posso fazer o concurso de agente penitenciário ?
    Att: Gabriel R. Abreu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Gabriel!

      Acredito que sim, uma vez que só será exigido a maior idade no momento da posse conforme o edital. Considerando que a prova será dia 27 de abril de 2014, provavelmente não terá concluído o certame até a data de seu aniversário.

      Bons estudos, boa sorte. Continue acessando o blog, você encontrará materiais para complementar seus estudos.

      Att,

      Agente Félix

      Excluir
  6. Bom dia agente Felix
    meu nome é Nataly,tenho 18 anos e sempre quis seguir carreira na área de segurança pública.No entanto,gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens de tentar este concurso,sendo eu do sexo feminino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Natly!

      Se você deseja ingressar na área da segurança pública acredito que a carreira de Agente Penitenciário é uma boa opção. As dificuldades da carreira são praticamente as mesmas enfrentadas pelos policiais, caso você deseje atuar na área operacional, por outro lado se você ingressar na área administrativa, terá menos contatos com os detentos consequentemente menos estress.

      As vantagens de ingressar na carreira de Agente Penitenciário, são estabilidade profissional, o grande número de vagas disponível nos últimos concursos também é de se considerar uma vantagem, o que facilita a aprovação do candidato, outra vantagem é o porte de armas fora de serviço que foi recentemete concedido pelo governador, também muito importante é a equiparação salarial que ocorrerá até 2015, quando o Agente passará a ter o mesmo salário que um soldado da Polícia Militar.

      Estou a disposição para sanar suas dúvidas pertinentes ao assunto, boa sorte bons estudos.
      Acesse o blog e use o material de apoio disponível para complementar seus estudos.

      Att,

      Agente Félix

      Excluir
  7. Bom dia Félix, estou querendo prestar o concurso para agente penitenciário. Hoje em dia trabalho como assistente técnico da Polícia Civil. Gostaria de saber quais são os cargos que, conquistando a vaga, posso exercer? Ou seria mesmo para trabalhar em contato direto com presidiários? Alguma chance de trabalhar com área burocrática?Outra pergunta seria, para ingressar ao COPE/MG como funciona? Desde já agradeço e parabenizo pelo trabalho. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite caros colegas!

      Após ingressar na carreira de Agente Penitenciário você poderá exercer várias funções, pode trabalhar realizando escoltas, portaria, muralha (guarda externa), departamento administrativo, a depender de sua aptidão e formação profissional.

      Quanto ao sálario, está sendo pleteado na justiça uma adicional de local de trabalho, já tenho notícias de alguns colegas que estão recebendo, mas só será pago para aqueles que promover ação judicial com esse fim.
      Os Agente que não ingressar com essa ação, receberão somente o salário mais abono fardamento.

      Para ingressar no COPE o Agente deve ter no mínimo 02 anos de experiência na função, ter sido aprovado no concurso e participar de um concurso interno.


      Att,

      Agente Félix

      Excluir
  8. GRANDE FELIX, SOU DE SERGIPE E ESTOU QUERENDO PRESTAR CONCURSO PRA AGENTE PENITENCIÁRIO, A MINHA DUVIDA É A SEGUINTE ALÉM DO SALÁRIO DE 26OO APROXIMADAMENTE, TEM ALGUMA VANTAGEM A MAIS?
    GRATO JCCSN78@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito importante é a equiparação salarial que ocorrerá até 2015, quando o Agente passará a ter o mesmo salário que um soldado da Polícia Militar, temos também agora o porte de armas fora de serviço que foi recentemente concedido pelo governador, grandes folgas, férias prêmio, dentre outros beneficios.

      Estou a disposição para sanar suas dúvidas pertinentes ao assunto, boa sorte bons estudos.
      Acesse o blog e use o material de apoio disponível para complementar seus estudos.

      Att,

      Agente Félix

      Excluir
  9. Olá Félix. Obrigada por me esclarecer dúvidas, bom algumas são: Em caso de estudo como faz para eles com horário, eles liberam e apoiam ? Tenho somente 2 meses e alguns dias e ainda faço faculdade voc acha que compensa tentar ? Qual é a melhor forma de se estudar que voc acha ? Obrigada novamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jéssica, é sempre um prazer esclarecer as dúvidas dos colegas acerca da carreira de Agente Penitenciário e concursos em geral.

      Quanto ao servidor estudante, esse tem prioridade haja vista que o artigo 207 da LEI 869/52 Estatuto do Servidores civis de Minas Gerais disciplina o assunto conforme se depreende da redação.

      Art. 207 - Ao funcionário estudante matriculado em estabelecimento de ensino será concedido, sempre que possível, horário especial de trabalho que possibilite a freqüência regular às aulas.

      Parágrafo único - Ao funcionário estudante será permitido faltar ao serviço, sem prejuízo do vencimento, remuneração ou vantagens decorrentes do exercício, nos dias de prova ou de exame.

      Quanto ao curto espaço de tempo para preparação, penso que não deve desanimar, há um grande número de vagas, ademais, o concurso sempre chama uma grande quantidade de candidatos excedentes.

      Boa sorte, bons estudos.

      Att,
      Agente Félix

      Excluir
  10. Olá, sou de MG e gostaria de saber qual a diferença entre "PENITENCIÁRIO" e "SOCIOEDUCATIVO", obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Felipe boa tarde!

      A principal diferença está nas atribuições de cada profissional, ou seja, o Agente Penitenciáirio trabalha diretamente com reclusos maiores de 18 anos de idade, tem porte de armas o qual fora concedido recentemente pelo governo de Minas. No exercício de suas funções trabalha armado realizando escoltas Estaduais e Interestaduais.

      Já o Agente Sócio Educativo, trabalha em estabelecimentos que custodiam menos de 18 anos, não possui porte de armas, suas escoltas são desarmadas.

      Posso lhe dizer que tem alguma coisa em comum, por exemplo: são servidores Estaduais, pertencentes ao quadro da segurança pública, possuem estabilidade profissional.

      Com essas informações estou certo de que não esgotei todas informações acerca do assunto, contudo espero ter contribuído para lhe prestar alguns esclarecimentos.

      Continue acessando nosso blog, será sempre um prazer ter você concosco.

      Att,

      Agente Félix

      Excluir
  11. ola felix....gostaria de saber sobre o nivel superior....o que seria o nivel superior grau 4 e o grau 5....seria alguma especializaçao ou pos graduaçao.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Karen!
      O candidato que ingressa na carreira inicia no nível 01, após concluído o estagio probatório e contados mais 05 anos de efetivo exercício poderá mudar para o nível 04 desde que já tenha curso superior.

      No momento que o servidor apresentar o certificado, caso já tenha pós graduação, poderá apresentar e terá um adicional maior que o adicional concedido para quem tem somente graduação.

      Espero ter contribuído para te prestar algum esclarecimento, continue acessando o blog, na medida do possível irei sanando suas dúvidas.

      Att,

      Agente Félix

      Excluir
  12. Boa tarde Felix

    Gostaria de saber a diferença entre agente socioeducativo e agente penitenciário?
    Vou prestar concurso, concorrendo a vaga para deficiente, geralmente os deficiente ficam na operação ou administrativo?

    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Tiago!

      A diferença principal que posso citar é que o Agente Socioeducativo trabalha com menor infrator e o Agente Penitenciário trabalha em unidades prisionais com reclusos maior de idade. Outra diferença é que o Socioeducativo trabalha desarmado, já o Agente Penitenciário trabalha armado e tem porte de armas fora de serviço. Ambos são vinculados à mesma Secretaria, SEDS. O salário é o mesmo, não tem grandes diferenças, todos concursados tem estabilidade.

      Att,
      Agente Félix

      Excluir
  13. Boa tarde felix

    tenho 50 anos e acabei de formar a faculdade de administração, mas este concurso me chamou atenção ele e justamente o que gosto de fazer, você acha que eu enquadro neste perfil ? tenho 50 anos sou do sexo feminino pratico cooper a 4 anos não tenho nem problema de saúde graças a Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim, uma vez que você gosta tenho certeza que terá sucesso na carreira, a sua graduação será muito importante para a promoção e aumento de salário, sem cotar que você poderá trabalhar no setor administrativo caso tenha interesse.

      Excluir
  14. amigo agente felix,sou de maceio AL. trabalho no sistema penitenciario aqui de minha cidade,adoro trabalhar nessa aria,sou casado e tenho dois filhos,vc acha que vale a pena eu fazer esse concurso e se passar ir mora em minas,grato cristhian,lembrando que aqui sou prestador de serviços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde companheiro!
      Considerando que você já exerce a função e gosta, acredito que vale a pena sim fazer o concurso, pois atualmente o governo está investindo bastante na carreira de Agente Penitenciário em Minas. No ano de 2012 tivemos um concurso com u número bastante expressivo de vagas, em 2014 mais um edital publicado com muitas vagas sem contar os investimentos em equipamentos, viaturas, aumento de salário, porte de armas etc.
      Boa sorte, bons estudos.

      Att,
      Agente Félix

      Excluir
  15. Agente Felix boa tarde por acaso vc teria o material que sera usado no CFTP 2013 do concurso seds 03/2012 ? se sim por gentileza é possível posta-lo ou envia-lo ao meu email luck.luck10@bol.com.br desde já grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Não tenho no momento, vou entrar em contato com alguns colegas que farão o curso, quando tiver lhe envio.

      Excluir
  16. AGENTE ALEM DOS 2600 TEM ALGUMA GRATIFICAÇÃO QUE AUMENTE ESSE VALOR ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Simão!
      Até o momento não, contudo, existem várias ações tramitando no Tribunal de Justiça de Minas Gerais em que os Agentes estão pleiteando um adicional de local de trabalho a ser acrescido no salário. Temos notícias que alguns Agentes já estão recebendo esse adicional.

      No mais, o salário só aumenta a medida que vai ocorrendo as mudanças de letra ou promoção por escolaridade.

      Att,
      Agente Félix

      Excluir
  17. Prezado agente Felix,
    Gostaria de saber sobre os níveis IV e V do cargo de agente penitenciário,
    1- A questão do nível superior, seria em qualquer área?
    2- Diferença entre os níveis IV e V?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite caro colega internauta, os níveis IV e V da carreira de Agente Penitenciário são acessíveis aos servidores que possuam curso superior em qualquer área.

      A exigência da SEDS para que o servidor tenha formação específica ocorre em casos que o servidor tenha pretensão de pleitear um cargo de direção.

      O servidor poderá passar do nível I direto para o nível IV após 8 anos de serviço quando já tenha concluído curso superior, a partir daí terá direito a aumento de salário e sua progressão será nesse nível.

      O nível V é também para os servidores de nível superior, e compreende o último nível da carreira de Agente Penitenciáiro, a diferença entre o nível IV e o nível V é basicamente salarial.

      Att,
      Agente Félix

      Excluir
  18. Bom dia agente felix ,
    gostaria de saber como é feito o exame odontologico para o cargo de agente penitenciario,
    se existe alguma restrinção quanto ao uso de protese.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite caro colega, no concurso de Agente Penitenciário não é exigido exame odontológico, assim entendo que não restrição quanto ao uso de prótese.

      Boa sorte e bons estudos.

      Att,
      Agente Félix

      Excluir
  19. bom dia agente felix,
    tenho estudado muito para esse concurso e na parte que fala sobre a cerreira do agente penitenciário(lei 14 695/2003) é dito que vcs tem direito a um adicional chamado GAPEP,que seria 85% do vencimento básico....esse adicional esta sendo pago?esta mesma lei diz que a cada 2 anos vcs ganha progressão e a cada 4 anos promoção...esse sistema esta sendo cumprido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Neucy!

      O adicional de local de trabalho previsto em lei é o seguinte:




      LEI Estadual nº 11.717 de 27/12/1994

      Art. 1º - Fica instituído o Adicional de Local de Trabalho para o servidor em efetivo exercício em estabelecimento penitenciário que, no desempenho de suas funções, exerça atividade permanente junto à população carcerária de sentenciados e adolescentes infratores, expondo-se a situações de desgaste
      psíquico ou de risco de agressão física.


      Parágrafo único - O Adicional de Local de Trabalho incide sobre o vencimento básico do servidor de acordo com os seguintes índices percentuais, observada a classificação de que trata o art. 10 desta lei:

      I - 95% (noventa e cinco por cento) para os servidores em exercício em estabelecimento penitenciário de porte especial;

      II - 75% (setenta e cinco por cento) para os servidores em exercício em estabelecimento penitenciário de grande porte;

      III - 60% (sessenta por cento) para os servidores em exercício em estabelecimento penitenciário de porte médio;

      IV - 40% (quarenta por cento) para os servidores em exercício em estabelecimento penitenciário de pequeno porte.

      Art. 2º - O § 2º do art. 4º da Lei nº 9.529, de 29 de dezembro de 1987, passa a vigorar com a seguinte redação:

      "Art. 4º - ............................................
      § 2º - A gratificação especial de que trata este artigo integra a remuneração e é inerente ao exercício dos respectivos cargos, sendo inacumulável com retribuição pecuniária de qualquer natureza, à exceção dos adicionais por tempo de
      serviço, calculados sobre a remuneração, e do Adicional de Local de Trabalho, calculado sobre o vencimento básico."

      Art. 3º - O ocupante do cargo em comissão referido no art. 4º da Lei nº 9.529, de 29 de dezembro de 1987, desde que preencha as condições estabelecidas no art. 1º desta lei, terá direito ao Adicional de Local de Trabalho, que incidirá sobre o vencimento básico, não se somando a este, para efeito de cálculo, quaisquer outras vantagens percebidas pelo servidor.

      Parágrafo único - O Adicional de Local de Trabalho é
      inacumulável com outro adicional de mesma natureza ou que tenha como pressupostos para a sua concessão as condições de local de trabalho.
      Art. 4º - Fará jus ao Adicional de Local de Trabalho o

      servidor ocupante de cargo ou função pública de outros quadros de pessoal do Estado, inclusive o da área de saúde da Secretaria de Estado da Justiça, de que trata o art. 4º da Lei nº 11.432, de 19 de abril de 1994, que preencha as condições fixadas no art. 1º desta lei.

      § 1º - O valor da parcela que passou a integrar, como vantagem pessoal temporária, na forma do § 1º do art. 12 da Lei nº 11.091, de 4 de maio de 1993, a remuneração do servidor da área de saúde da Secretaria de Estado da Justiça de que trata o "caput" deste artigo, será deduzido, quando for o caso, do valor do Adicional de Local de Trabalho, sendo-lhe devida a diferença apurada, a título deste adicional.

      § 2º - Caso o valor da vantagem pessoal temporária seja superior ao valor resultante da aplicação do disposto no parágrafo único do art. 1º desta lei, o servidor de que trata o parágrafo anterior não fará jus ao Adicional de Local de
      Trabalho.

      Art. 5º - O Adicional de Local de Trabalho não será devido nos períodos de afastamento do servidor, salvo nos casos de férias, férias-prêmio, licença para tratamento de saúde e licença à servidora gestante.

      Art. 6º - O Adicional de Local de Trabalho não é devido a servidor pertencente a quadro de carreira estabelecido ou previsto em lei orgânica específica, ainda que este servidor exerça suas atividades nas unidades penais relacionadas nesta lei.

      A progressão ocorre a cada 2 anos, ou seja, você ingressa no nível 1-A e vai prgredindo para o níve 1-B e assim sucessivamente.

      Na progressão você poderá ir do nível I direto para o nível IV se tiver curso superior completo. Em ambos os casos terá aumento de salário.

      Boa sorte, bons estudos

      Att,
      Agente Félix

      Excluir
  20. bom dia agente felix
    gostaria de saber qual a escala de serviço de juiz de fora e ipatinga.....por morar um pouco longe eu gostaria de saber também se é possível dobrar o plantão com alguém caso a escala seja de 12h

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde caro colega!

      São várias escalas possíveis, a escala diarista trabalha de segunda a sexta das 8:00 às 17:00 com folga finais de semana e feriados, a escala 12 X 36 você tem direito a duas folgas por mês, há unidades que tem a escala de 12X48 sem grandes folgas.

      As unidades referidas praticam essas escalas, após a posse você poderá solicitar do seu diretor aquela escala que melhor lhe atender ok?

      Att,
      Agente Félix

      Excluir
  21. Olá Agente Felix.
    Para quem faz faculdade a noite é possível ser liberado do serviço noturno?

    Fico no aguardo e desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde caro Douglas!

      Sim é possível, você pode informar para o seu diretor e apresentar comprovante de matrícula do curso para ter direito a horário especial de trabalho por ser estudante.

      Vale lembrar que o Estatudo do Servidor tem previsão expressa sobre esse assunto.

      Segue texto da Lei:

      LEI nº 869, de 5 de julho de 1952

      Dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais.

      Art. 207 - Ao funcionário estudante matriculado em estabelecimento de ensino será concedido, sempre que possível, horário especial de trabalho que possibilite a freqüência regular às aulas.

      Parágrafo único - Ao funcionário estudante será permitido faltar ao serviço, sem prejuízo do vencimento, remuneração ou vantagens decorrentes do exercício, nos dias de prova ou de exame.

      Att,
      Agente Félix

      Excluir
  22. Como faz com a faculdade em relação a profissão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde nobre colega!

      Não entendi sua pregunta, contudo, se sua dúvida for quanto ao horário da sua aula na faculdade, poderá solicitar do seu diretor horário que melhor lhe atenda afim de não se prejudiar nos estudos.

      Segue artigo 207 do Estatudo do Servidor que versa sobre o assunto. Caso não seja essa sua dúvida, pode escrever novamente que será um prazer respondê-lo.

      LEI nº 869, de 5 de julho de 1952

      Dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais.

      Art. 207 - Ao funcionário estudante matriculado em estabelecimento de ensino será concedido, sempre que possível, horário especial de trabalho que possibilite a freqüência regular às aulas.

      Parágrafo único - Ao funcionário estudante será permitido faltar ao serviço, sem prejuízo do vencimento, remuneração ou vantagens decorrentes do exercício, nos dias de prova ou de exame.

      Att,
      Agente Félix

      Excluir
  23. Boa Noite Agente Félix!
    Meu nome é Lucas ,tenho 19 anos e estou me preparando para o concurso posterior de agente Penitenciário, como você já possui experiência na jornada de um "concurseiro" gostaria que me desse detalhes sobre o exame psicotécnico ,e outra pergunta ... quanto a tão esperada prova será que ela será semelhante a anterior?,pois como a banca continua sendo a IBFC vale ressaltar essa dúvida .
    Muito Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite caro Lucas disculpas pela demora em sua resposta.

      O psicotécnico do concurso de Agente Penitenciário do concurso Edital 2012 foi tranquilo.
      Uma novidade muito importante é uma decisão recente do STJ Superior Tribunal de Justiça acerca do assunto. A referida decisão dispõe que o candidato não poderá ser eliminado nessa fase do concurso, é um precedente legal muito importante para os candidatos impetrar recurso caso sejam eliminados.

      Já a prova do concuro, eu acredito que terá um nível de dificuldade superior ao do concurso anterior, cheguei a essa conclusão após analisar provas realizada pela banca IBFC após o concurso de Agente 2012. As provas apresentam um grau de complexidade bem elevado considerando que será exigido nível médio.

      Não é para lhe desanimar, continue firme nos estudos que você obterá êxito.

      Foco, força e fé.

      Bons estudos, boa sorte.

      Att,
      Agente Félix.

      Excluir
  24. Olá Felix...
    Eu tenho nivel Superior e atualmente curso pós graduação. Pelo que vi no plano de carreira de ASP, se eu for aprovado no concurso eu entro no nivel I_A, e fico por 3 anos, completando o estádio probatório. Após esse cumprimento, dizem que tem de haver um Decreto do Governador, para que haja a promoção por Adicional de Escolaridade. E vi também que pra nivel superior existe o nivel IV e o nível V. É sabido que, com a graduação, eu posso ser promovido ao nivel IV após o estádio probatório e o Decreto. Minha pergunta: Com pós graduação, o servidor é promovido ao nível V, ou o curso de pós graduação não influi nessa promoção de aumento do grau, e só servirá para progresso no mesmo nível, que seria o IV?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite companheiro!

      Não, a pós graduação influirá para você receber um percentual maior do que o servidor que tiver apenas graduação.

      A promoção que você se refere ocorre 5 anos após concluído o estágio probatório.
      Você sairá do nível I-A para IV-A e terá um acréscimo de 35% no salário por ter pós graduação.

      Att,
      Agente Félix

      Excluir
  25. Olá Feliz, não há adicionais de insalubridade ou de tempo de serviço referente ao tempo de forças armadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite caro Heydrich!

      O tempo de serviço militar é considerado para fins de aposentadoria.
      Quanto à insalubridade, o Agente Penitenciário não recebe.

      Att,
      Agente Félix

      Excluir
  26. Agente Penitenciário recebe auxilio transporte, auxilio alimentação ou algo do gênero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite companheiro!

      No presente momento não, vamos nos mobilzar para conseguir esses benefícios posteriormente.
      Quando ingressei no sistema prisional em novembro de 2007 tínhamos o cartão SODEXO, vale alimentação, com o passar dos tempos perdemos.

      Att,
      Agente Félix

      Excluir
  27. Boa tarde Agente Felix, estou prestes a prestar esse concurso para agente penitenciário de 2014 mais lendo o edital vi que no anexo IV onde diz CONDIÇÕES CLÍNICAS, SINAIS OU SINTOMAS INCAPACITANTES.
    I - Gerais:
    a) deformidade física de qualquer natureza

    Pois bem quebrei meu braço quando era pequeno e ele é um pouco torto, mais nada que atrapalhe a realizar qualquer atividade, na sua opinião eu estou fora ou será que tenho alguma chance?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pode sim.. fazer o concurso tranquilamente

      Excluir
  28. Olá Agente Felix!
    Com relação aos vencimentos do agente penitenciário, o mesmo não possui direito de receber Adicional de Periculosidade ? Ou o adicional de local de trabalho que você explicou acima, encaixa nesse quesito ? E como pode saber qual o porte da presídio ? Outra dúvida é com relação ao GAPEP... o agente não pode receber ele juntamente com o adicional de local de trabalho ? E esses subsídios são percebidos mensalmente ? E sobre o curso superior, eu preciso esperar 5 anos, além dos 2 anos de estágio probatório, para passar ao nível IV ? E é necessário algum concurso interno, ou somente a apresentação do diploma já me permite essa promoção ? Valeu Felix!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite caro Luiz Henrique!

      O Agente de Minas não recebe adicional de periculosidade;

      O adicinal de local de trabalho só será pago ao servidor mediante decisão judicial, logo aquele que ingressar com ação judicial terá direito, e daí por diante será incorporado a seus vencimentos;

      Entende-se que esse adicional vem para compensar as condições de perigo a que o Agente se submete no exercício de sua função;

      O estágio probatório tem a duração de 3 anos e não dois e após concluído o servidor deverá esperar o lapso temporal de mais 5 anos para pleitear a mudança de nível, não precisa de concurso interno, basta o requerimento mediante apresentação da documentação necessária.

      Att,
      Agente Félix.

      Excluir
  29. ola agente felix; estou concorrendo a vaga de agente penitenciario queria saber quanto aos exames medicos e ao curso de formacao. p seds bancara os exames para os candidatos! e tera alojamento pra qm estara no curso de formacao! eu moro em paraiba do sul-rj se eu passase como funcionaria p mim pela distancia e se ele dao auxilio passagen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo é responsabilidade do candidato. No curso de formação, o cadidato só recebe um auxilio correspondente a 50% do valor da remuneração inicial.

      Excluir
  30. Olá ,

    Gostaria de saber de agente penitenciária mulher, qual o trabalho? Sabemos dos riscos, por isto queremos saber se vale a pena , pois trabalha na área da educação, o salário não é bom, mas já tenho 20 anos de serviço. Seria uma boa troca? A questão salarial é maravilhosa, mas com risco de vida. O que uma mulher faz , e se trabalha com mais pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é muito diferente do dos homens. Por exemplo.. se tiver de fazer revista em uma mulher.. é a mulher que faz.. e não um homem.

      Excluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Questão de interpretação. Se refere aos classificados por etapa. Todos os candidatos inscritos fazem a primeira etapa correspondente às provas objetivas. Serão aprovados na 1ª etapa 820 candidatos. Estes estarão habilitados a seguir pra segunda etapa.. os testes fisicos. E nesta etapa.. serão habilitadas 492 candidatos.. e assim sucessivamente. Em resumo: Esses numeros referem aos candidatos que serão classificados ao final de cada etapa.. e não os que farão a etapa. Quando fala em 820..não está se falando que os 820 farão a primeira etapa.. e sim.. que os 820 são os aprovados nessa etapa.

    ResponderExcluir
  33. Boa noite agente Felix,
    Vou prestar o concurso de agente penitenciário-MG 2014,
    estou estudando bastante, pois quero ser aprovado, porém tenho uma dúvida
    enorme, sobre idoneidade moral, quando era menor de idade tive um delito de lesão corporal,
    e quando me foi solicitada fui ao juiz e foi resolvido minha pendência.
    Pois então, já tenho 25 anos e sou um cara mais maduro e consciente dos atos infracionais e delituosos.
    No entanto venho lhe perguntar se isso impede da minha aprovação neste concurso??
    Grato, Rodrigo Gonzaga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro vamos por etapa, continue estudando para 1ª etapa, quando chegar na fase de investigação social podemos pensar.

      Contudo, posso lhe adiantar que deve ler com atenção o edital no ítem que se refere à essa etapa do concurso, acredito que somente esse fato não lhe elimina do concurso, haja vista que já foi resolvido judicialmente conforme sua explicação.

      Boa sorte, bons estudos

      Att,
      Agente Félix.

      Excluir
  34. Boa Tarde agente Felix

    por favor esclareça minha duvida eu fiz minha inscrição para agente segurança socioeducativo e pelas as informações,na minha cidade não há vagas, então na inscrição onde pede o local que o canditato quer trabalhar eu coloquei na capital perto da minha cidade, caso sou chamada para trabalhar lá, posteriormente posso pedir transferência ? com quanto tempo de trabalho? que eu vou poder pedir uma transferência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, pedir remoção após concluído o estágio probatório 3 anos de efetivo exercício.

      Boa sorte, bons estudos.

      Att,
      Agente Félix.

      Excluir
  35. Ola felix .meu nome e marcio.voce sabe mim imformar se esta prova vai ser baseada na de 2013 que eu estou estudando a mesma apostilha.do ano passado.obrigado e parabems elo seu hat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O edital é o mesmo e as matérias são as mesmas. Se a legislação não houver sido mudada nesse periodo.. a matéria é a mesma.

      Excluir
  36. boa tarde agente Félix gostaria de saber se vai ser cobrado exame odontológico ,para o concurso de agente penitenciário ,aguardo sua resposta ,desde d já agradeço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe o edital no ítem que ser refere aos exames médicos, se for exigido deverá constar ok?

      Bons estudos, boa sorte

      Att,
      Agente Félix

      Excluir
  37. Se não tiver isso no Edital, não vai ser cobrado.

    ResponderExcluir
  38. ola felix bom dia vc pode dar uma dica qual tema cairia na redaçao de agente.

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde Agente Félix, gostaria de saber se existe a possibilidade da prova deste ano possuir um nível mais difícil do que a prova passada, pois a banca IBFC permanece com o mesmo edital e estou estudando de acordo com o nível da outra prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como responder isso.. kkk

      Excluir
    2. Companheiro, acredito que você deve estudar esperando uma prova mais difícil, pois as últimas provas aplicadas pela IBFC apontam para essa realidade.

      A resposta anterior não foi escrita por mim, tenho muito respeito pelos meus internautas, vou tomar providências para evitar que pessoas maudosas utilizem esse espaço para brincar e tratar com falta de respeito as pessoas que acessam meu blog.

      Att,
      Agente Félix.

      Excluir
  40. Boa tarde agente felix,fui expulso do exercito em setembro de 2007,,e gostaria de fazer a prova de agente..mas no edital ..esta falando que,nao pode ter sido demitido a bem do serviço publico em instituiçoes federais estaduais e municipais ,voce acha que eu tenho possibilidades de me engressar??Guilherme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente nem tente amigo, vai perder tempo e dinheiro...

      Excluir
  41. agente felix,gostaria de saber se o abono fardamento e mensal ou uma vez ao ano ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Agente contratado recebe mensal, o efetivo recebe em parcela única no início do ano, normalmente em março.

      Att,
      Agente Félix.

      Excluir
  42. agente félix,boa tarde sou de pernambuco,prestei o concurso de 2012 fui reprovado no teste fisico,mas estou mim preparando
    bastante para nao cometer o mesmo erro:gostaria de saber se vc tem alguma dica para o tema da redaçao.

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Bom dia Agente Felix,
    Gostaria de saber se já tem um número exata de inscritos
    neste concurso para agente penitenciário 2014??
    E se por um acaso, vc poderia segerir um tema de redação para nós candidatos.?
    Grato.
    òtimo Blog

    ResponderExcluir
  47. Boa Noite Agente Félix, goataria de saber sobre a GAPEP, essa gratificação vocês recebem 85% do grau J no nível em que está? digamos que quando entra ganha os R$ 2655,00 + R$ 2944,00 (85% do nível I grau J, atualmente), isto é, R$ 5600,00 ? é isso mesmo que entendi ou estou equivocado ?

    ResponderExcluir
  48. boa tarde amigo; apos as provas quanto tempo demora para que eles nos chamem para realizar os testes fisicos. agradeço e fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  49. gostaria de saber se tem algum tema mais forte pra cair na redação prova dia 27

    ResponderExcluir
  50. Olá Agente,
    Gostaria de saber, baseado em concursos anteriores, como funciona o curso de formação bem como o tempo de duração do ultimo.
    Outro detalhe, qual a situação atual das escalas de plantão? Pelo que observei são possíveis 2 formatações, 12 x 36 e a 12 x 60.
    Gostaria de saber qual escala utilizada pelos Agente de Segurança Socioeducativos, e principalmente saber se o esquema 12 x 60 é realmente praticado?
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  51. Boa noite Agente Felix,
    Me inscrevi para o concurso para agente penitenciário mais não estou conseguindo encontra as informações sobre os locais de aplicação das provas, gostaria de saber se pode me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caro Amigo Ismael

      Os locais de provas serão divulgados aproximadamente, uma semana antes da prova.

      Att,

      Agente Félix.

      Excluir
  52. Boa noite Agente Felix,
    Passei nesse ultimo concurso, como tenho curso superior, quero saber se posso escolher a escolta para trabalhar.
    Att: Frederico

    ResponderExcluir
  53. Bom dia agente Felix eu me chamo Fabio Ribeiro Guimaraes, tenho 1.60 de altura gostaria de saber se posso ser um agente penitenciário vc pode me responder sobre isso obrigado

    ResponderExcluir
  54. Boa Noite Agente Félix, goataria de saber sobre a GAPEP, essa gratificação vocês recebem 85% do grau J no nível em que está? digamos que quando entra ganha os R$ 2655,00 + R$ 2944,00 (85% do nível I grau J, atualmente), isto é, R$ 5600,00 ? é isso mesmo que entendi ou estou equivocado ?

    ResponderExcluir
  55. ola ! Boa Tarde!
    Gostaria de saber qual o número de candidatos aprovados para cada fase do concurso de agente penitênciario ?

    ResponderExcluir
  56. ola ! Boa Tarde!
    Gostaria de saber qual o número de candidatos aprovados para cada fase do concurso de agente penitênciario ?

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde Agente Felix, estou prestes a prestar esse concurso para agente penitenciário de 2014 mais lendo o edital vi que no anexo IV onde diz CONDIÇÕES CLÍNICAS, SINAIS OU SINTOMAS INCAPACITANTES.
    I - Gerais:
    a) deformidade física de qualquer natureza

    Pois bem quebrei meu braço quando era pequeno e ele é um pouco torto, mais nada que atrapalhe a realizar qualquer atividade, na sua opinião eu estou fora ou será que tenho alguma chance?

    ResponderExcluir
  58. Ola! Gostaria de saber se o estágio probatório é de três anos, a estabilidade é dois anos? Disse ismael de Petrópolis, RJ

    ResponderExcluir
  59. agente Felix, boa tarde!
    Gostaria de saber se os agentes que estão atuando, terão um credito para efetivar ( tipo uma nota menor será aprovado ) ?

    ResponderExcluir
  60. Agente Félix, não quero lhe perguntar nada , apenas lhe agradecer . Venho acompanho o blog e vejo o tempo inteiro muitas perguntas e você respondendo a todas com muita atenção. Estou a 2 anos de concluir minha faculdade e pós juntos , gosto muito da área de tecnologia e desejo muito ir para uma área administrativa na qual acredito que serei mais útil para o estado. Mas entendo que a carreira de Agente se trata de muito risco e responsabilidades e nem sempre todos querem assumir , sendo assim, caso seja aprovado aceitarei de bom grado qualquer função , seja linha de frente operacional ou escolta. O salário é excelente , mas acredito que o principal mesmo é ter o orgulho de proteger a nação. Muito Obrigado por sua ajuda e espero ser aprovado e te agradecer pessoalmente ! Um abraço

    ResponderExcluir
  61. Olá Ag. Félix...Boa Tarde ... qual o tempo de efetivo para aposentadoria do ASP em MG ?? obrigado !!!!

    ResponderExcluir
  62. olá eu sou Pamalla e gostaria de saber se os testes físicos feminino são muito difíceis e qual o grau de eliminação,agradeço desde já sua resposta.

    ResponderExcluir
  63. Ola Agente Félix, gostaria de saber qual são as oportunidades de crescimento para quem faz faculdade?
    desde já muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  64. Bom dia Agente Félix!
    Os servidores que já contém Curso Superior,já ingressam como grau IV, ou devem aguardar alguns anos para aumentar?
    Agradeço sua atenção desde já!

    ResponderExcluir
  65. Boa Tarde Agente Felix
    sabe me dizer quanto tempo depois da prova de seleção sai o resultado oficial??
    Fabiola H.
    BH/MG

    ResponderExcluir
  66. Olá gostaria de saber dos outros beneficios que os agentes de segurança penitenciario secebem, sem contar o salario que será equiparado! Obrigado!

    ResponderExcluir
  67. BOA NOITE FÉLIX, GOSTARIA DA SABER DE VC, SE QUALQUER CURSO SUPERIOR ME DÁ O DIREITO A PROMOÇÃO OU SE TEM QUE SER CURSO SUPERIOR ESPECIFICO LIGADO NA ÁREA DE SEGURANÇA. GRATO!

    ResponderExcluir
  68. Bom dia agente Félix,
    Sabe alguma notícia quando sairá as notas dos candidatos que fizeram à prova de agente penitenciário MG? Obrigado.

    ResponderExcluir
  69. Boa noite Agente Félix!! Primeiramente parabéns pelo seu excelente blog. Segundo o edital de 2014 o salário inicial do agente penitenciário será de 2.655,00, só que já tem uma tabela progressiva do salário, minha dúvida é a seguinte: durante o estágio probatório o agente receberá o salário inicial de 2.655,00 ou receberá o salário que consta na tabela progressiva? Desde já lhe agradeço

    ResponderExcluir
  70. Bom dia Agente Félix.
    Parabéns pelo seu blog.

    O candidato aprovado no concurso de agente, e queria escolher a área administrativa, como que faz ??
    É dado preferência pra quem está a mais tempo ou pra quem tem formação na área.
    Posso entrar agora e já ir direto para o Administrativo ??

    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  71. Bom dia Agente Félix!
    Gostaria de Saber se haverá concurso para agente Penitenciário em 2015 ? pois o ultimo infelizmente não deu .

    ResponderExcluir
  72. moro em itaobim mais prestei o concurso da seds 2014 pra risp de contagem por ter mais vagas, depois de quanto tempo posso pedri transferencia ?

    ResponderExcluir
  73. boa tarde Felix, você sabe me informar se o concurso de agente prisional de mg 2014, tem uma programação de etapas divulgadas em datas? pois nós não sabemos quando vai sair o resultado da redação, e nem das demais etapas? obrigado

    ResponderExcluir
  74. Quando aos excedentes no concurso edital 08/2013 serão convocados?

    ResponderExcluir
  75. Saudações Agente Félix,

    Passei na primeira etapa do concurso para Agente Penitenciário MG 2014 e gostaria de algumas dicas sobre o teste psicotécnico. Minha principal dúvida é a seguinte: nos testes de personalidade indiretos é usado o PMK (tipo o utilizado pelas autoescolas), o palógrafo ou ambos??? Qualquer informação que você puder me passar a respeito destes testes será de grande valia, uma vez que há uma grande variedade deles e eu gostaria de ter uma melhor noção do que é cobrado para me preparar melhor. Desde já agradeço pela atenção. Fique com Deus e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  76. Agente Félix, Por gentileza o Sr. saberia me informar se existe uma previsão de concurso para 2015? desde já agradeço sua total atenção!
    Atenciosamente,
    Antônio Franco.

    ResponderExcluir
  77. Agente felix, gostaria de saber se o Cope e o grupamento de escolta tem alguma gratificação? Porque aqui no RJ o git e o soe tem!

    ResponderExcluir
  78. Olá, Fui convocado para a segunda etapa do Agente Socioeducativo. Para a região que estou inscrito, ( 14 Risp) há apenas 76 vagas, porém estou na posição 147. Fiquei muito desanimado ao saber da minha colocação, será que ainda tenho chances? E quanto ao teste fisico,basta fazer tres barras e prontos e o 30 abdominais, e pronto, ou será contado o numero maximo de barras e abdominais que conseguir fazer? como funciona isso? E outra coisa, em 2015 o salário do Agente Socioeducativo também irá se igualar ao de um PM? Abraços e obrigado!

    ResponderExcluir
  79. tem previsao da abertura de um novo concurso para o final de 2014 ou inicio 2015?

    ResponderExcluir
  80. Agente. Estou formando em Ciencias Contabeis no meio do ano que vem. Será que irei ser aproveitado ? no agente socioeducativo ou penitenciario ?

    ResponderExcluir